photo

Primeiro dia de gravações

Olá a todos! Como já devem ter vistos pelas redes sociais do TripSpain (se ainda não viram passem por lá), hoje estivemos em gravações por Marvão. Mas porquê Marvão? Pois bem, comecemos pelo início.

Hoje bem de madrugada saímos de Aveiro e fomos rumo a Portalegre, mais propriamente rumo a Alegrete. Chegámos por volta das sete horas da manhã e por lá nos instalámos, fomos ao supermercado (convém comprar o essencial) e fomos explorar as redondezas.

Tenho a dizer-vos, desde já, que estamos num sítio tão calmo, no meio da natureza que até parece mentira.

Confesso-vos que, uns dias antes, já tínhamos andado a pesquisar o que é que existia pertinho de Portalegre e, numa dessas pesquisas, deparámo-nos com a Vila de Marvão, que todos nós achámos que tinha aspeto de ser uma vila interessante para produzir algum conteúdo ou até mesmo apenas para visitar. E, claro, que não nos enganámos e ainda conseguiu superar as expetativas. Quando chegámos a Marvão fomos almoçar e, de seguida, perguntamo-vos, no Instagram, o que gostavam que a websérie explorasse, sugestões daquilo que gostavam que fizéssemos por ali. Não se esqueçam que a websérie TripSpain tem como premissa principal não ter qualquer tipo de guião associado, não existe nada pré-definido em termos argumentativos, é uma narrativa “go with the flow”, ou melhor, “go with o que os seguidores sugerirem”. Assim, nesta caixinha de sugestões, no meio de muitas sugestões (do nosso agrado) surgiu a sugestão de produzirmos algum conteúdo multimédia sobre o local em que nos encontrávamos. Esta sugestão chamou-nos muito a atenção e depressa a abraçamos e partimos na aventura de ver o que poderia ser por ali explorado. Chegámos, assim, ao Castelo do Marvão, situado bem no centro da aldeia e com uma vista de cortar a respiração. Ao chegarmos lá apercebemo-nos que existia o Museu Municipal de Marvão (bastante interessante por acaso) e decidimos que seria um bom local para criarmos algo. Antes de começarmos o processo de brainstorming de que conteúdo iríamos produzir, achámos por bem ir falar com o responsável do Museu, por forma a perceber o que achava da ideia de produzirmos algum conteúdo acerca do Museu e, claro, se existia autorização para a captação de imagens. O responsável Professor Dr. Jorge de Oliveria prontamente aceitou a ideia e demonstrou-se muito prestável em fazer-nos uma visita guiada pelo Museu. Através disto, surgiu-nos a ideia de fazermos uma reportagem do Museu, com o auxílio do responsável, de modo a darmos a conhecer aos nossos seguidores um pouco mais deste local e, posteriormente, fornecermos o conteúdo produzido ao próprio do Museu para seu proveito e divulgação.

Assim foi e começámos todas as gravações dentro do Museu. Podemos confessar-vos que foi uma logística um bocadinho complicada, uma vez que foi o primeiro dia de gravações e que ainda não existia muita dinâmica prática em grupo, no que toca a gravações. Resumindo, estávamos todos um bocadinho atrapalhados. Mas, felizmente, correu tudo bem e fizemos um bom trabalho (como podem conferir no nosso canal de YouTube). A seguir a gravarmos dentro do Museu, quando saímos estava um pôr do sol incrível (acreditem quando vos dizemos que estava incrível) e decidimos levantar o drone para captar a essência de tudo o que estava ao nosso redor e de tudo o que tivemos o privilégio de observar. Aqui surgiu o primeiro problema técnico, o drone não estava a querer ser nosso amigo e decidiu não levantar voo, no entanto, persistentes como somos, continuámos a insistir e lá conseguimos. Tudo para vos mostrarmos as vistas de cortar a respiração. De seguida, subimos até ao Castelo e andámos a explorar um bocadinho, por nossa conta, porque achámos o sítio realmente espetacular e muito interessante de se visitar.

Como já era final da tarde, estava um frio de rachar e tínhamos imensas tarefas para adiantar, decidimos ir até ao alojamento e por lá ficámos o resto do dia a tratar de todas as tarefas. Pertinho das 22h estivemos em direto com vocês, no Instagram, para vos explicarmos melhor no que consiste o TripSpain, para respondermos às vossas questões e comentários e, claro, para nos poderem conhecer melhor e conviverem connosco.

Assim terminou este primeiro dia de gravações, do qual nos orgulhamos bastante e do qual surgiram conteúdos que são muito do nosso agrado! Confesso-vos que, pelo caminho até Portalegre, um dos temas de conversa foi “E se não resultar”, “E se não conseguirmos interações suficientes para produzir conteúdos?”, esse era um receio que tínhamos. Apesar de termos um plano B delineado, seria muito frustrante para nós não conseguirmos atingir aquilo que pretendemos, nem conseguirmos seguir a principal premissa de ser algo sem guião. Felizmente, muitos de vocês, aí desse lado, colaboraram e esperamos que tenham acompanhado este primeiro dia de aventura, através de todas as redes. Voltamos a ver-nos amanhã!

photo

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, e dando origem à evolução.”

TRIPSPAIN Instagram