photo

O início…

Olá a todos, desde já. Nem sabemos bem por onde começar, dado que o TripSpain já sofreu várias revoluções de 180º. Vamos tentar começar pelo princípio de tudo… (será uma história bem longa).

Para contextualizar, o TripSpain é um projeto realizado por 4 alunos do 3º ano da Licenciatura em Multimédia e Tecnologias da Comunicação, da Universidade de Aveiro, no âmbito da Unidade Curricular de Transmedia e Redes Sociais.

Assim, desde o momento em que nos foi apresentado o enunciado do projeto final, pelos docentes, até ao momento de hoje foram vários os processos de brainstorming. Logo de início definimos, nas nossas mentes, que pretendíamos gravar fora de Portugal. Claro que, rapidamente, chegámos à conclusão que seria ideal gravar em Espanha, por ser já aqui ao lado e por ter preços acessíveis (achávamos nós…). Mas, como todos sabemos, Espanha é um país bem grande, então surgiu logo a dificuldade de escolher o destino final. Antes de escolhermos este destino, era importante definir qual a temática principal que os episódios teriam. Facilmente (e nem sabemos bem como) chegámos à conclusão que seria interessante abordar a temáticas das Lendas e Histórias Tradicionais, que existem um pouco por todos os cantos. Após isso, chegámos ao consenso de que iríamos até Salamanca, uma vez que é uma cidade repleta de lendas, uma cidade de estudantes e onde temos alguns colegas a fazer Erasmus, que nos poderiam auxiliar.

Salamanca era o nosso destino final até há meia dúzia de dias. Até nos apercebermos, já um pouco em cima da hora e com alojamento reservado, que a ida a Salamanca estava a ficar bastante acima dos nossos orçamentos, devido a problemas logísticos que foram ocorrendo (como ficarmos sem meio de transporte, o preço do combustível aumentar significativamente, o alojamento não ser o que pretendíamos, entre outros). Assim, e com muita pena nossa, acabámos por cancelar a primeira reserva de alojamento. Mas como somos persistentes, e queríamos mesmo gravar em Salamanca, arranjámos outra solução de alojamento mais económica e voltámos a proceder à reserva do mesmo. Nos dias seguintes, as coisas iam-se alinhavando e tudo parecia estar a correr bem. Até que surgiram mais problemas logísticos e alguns problemas de incompatibilidades de disponibilidade dos diferentes elementos da equipa. Foi aqui que nos questionámos se seria efetivamente viável ir gravar a Salamanca. Após muito pensarmos, e de ânimo pouco leve, decidimos abortar a “missão Salamanca” e pensar num novo plano.

Para vos contextualizar melhor, até aqui o plano seria de uma narrativa, sem qualquer tipo de guião, onde iríamos explorar as diferentes lendas, com o auxílio dos seguidores. Os diferentes personagens seríamos nós mesmos, na pele de cada um, e a câmara seria os olhos de cada um de nós, para que o público sentisse que estava a vivenciar o mesmo que nós.

O facto de deixarmos para trás todo este conceito, já bastante elaborado e pensado, fez com que recomeçássemos praticamente do zero e reformolássemos todo o TripSpain. Curiosos para saber o que realmente aí vem? Pois bem, deixamo-vos essa curiosidade para um próximo post. Aguardem…

photo

“A imaginação é mais importante que o conhecimento. O conhecimento é limitado, enquanto a imaginação abraça o mundo inteiro, estimulando o progresso, e dando origem à evolução.”

TRIPSPAIN Instagram